16 Jun
Diagnóstico de câncer através de exames de saliva e urina? - Cópia de

O diagnóstico do câncer dependente de uma série de exames como tomografia, ressonância magnética, exames de sangue e biópsia que, apesar de confiáveis, são exames invasivos e de alto custo, não sendo acessíveis a grande parte da população.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram uma técnica promissora no diagnóstico do câncer através de amostras de saliva e urina. A técnica consiste em transformar as amostras de saliva e urina em vapor através do aquecimento e, utilizando um equipamento de cromatografia os compostos orgânicos voláteis (VOCs) são detectados. Os VOCs são chamados de “impressão digital” do câncer, esses compostos são substâncias químicas produzidas naturalmente pelo organismo, entretanto em doenças como o câncer, ocorre o aumento dessas substâncias ou o aparecimento de novos VOCs e essas alterações químicas podem ser detectadas ainda nos estágios iniciais da doença.

A pesquisa comparou amostras de pessoas saudáveis com amostras de pacientes com câncer de cabeça e pescoço e gastrointestinal dos ambulatórios da área de Oncologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP. Os modelos dos testes foram divididos em individuais (saliva ou urina) e híbridos (saliva e urina). Em termos de sensibilidade e especificidade os modelos individuais que apresentaram os melhores resultados foram o de câncer de cabeça e pescoço em urina, com 84,8% de sensibilidade e 82,3% de especificidade e o de câncer gastrointestinal em saliva, com 78,6% de sensibilidade e  87,5% de especificidade. Com relação aos modelos híbridos, para câncer de cabeça e pescoço, obtivemos 75,5% de sensibilidade e 88,3% de especificidade. Já para câncer gastrointestinal, os índices foram de 69,8% de sensibilidade e 87% especificidade.

A técnica ainda está em fase experimental, mas é um ótimo ponto de partida em busca da simplificação da identificação dessa doença onde o diagnóstico precoce é um dos fatores decisivos no sucesso do tratamento.

Fonte: https://lnkd.in/eEYddiQu

#ciencia #usp #inovacao #diagnostico #cancer 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.